Horto de plantas medicinais é instalado na Unidade de Saúde de Santa Rosa de Lima

Publicado em 26/09/2018 às 19:57 - Atualizado em 27/09/2018 às 10:13

Servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Rosa de Lima e voluntários concluíram, no dia 21, sexta-feira, a implantação do horto de plantas medicinais localizado nos fundos da UBS. Mudas e amostras de variadas espécies estarão em breve à disposição da população.

O objetivo do projeto é combater o uso excessivo de fármacos por parte da população, indicando o uso das plantas para combater sintomas e tratar doenças quando for possível. “O uso de medicamentos tem sido muito disseminado. Por meio do conhecimento popular e cientificamente comprovado, queremos reduzir o uso de fármacos. Fazendo uso de uma planta medicinal, quando possível, o paciente pode fazer seu tratamento sem a necessidade de remédio e, ainda por cima, economizar na renda familiar e também de recursos públicos para aquisição de medicamentos”, ressalta a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Siuzete Baumann.

A ideia do horto surgiu depois da realização do Seminário de Plantas Medicinais promovido na cidade em julho, em que o professor e ambientalista Alésio Santos e a farmacêutica Viviane Corazza apresentaram dezenas ervas, raízes e ramos e suas propriedades medicinais.

Após isso, a estagiária em psicologia educacional da Unidade de Saúde, Juliana Costa Gomes da Costa, desenvolveu o projeto de criação do horto sob a supervisão da psicóloga Débora Nack. A proposta contou ainda com a contribuição da Pastoral de Saúde do município vizinho de Anitápolis. Com a colaboração das senhoras Salésia e Odaci e da coordenadora Vânia, foram promovidas atividades educacionais para a transmissão de conhecimento a respeito das plantas medicinais.

Por fim, foi promovido o plantio das mudas, com a ajuda de voluntários participantes do seminário de julho. “As próximas etapas consistem em repassar esse conhecimento aos pacientes e também desenvolver um laboratório nas dependências da Unidade de Saúde para a elaboração de medicamentos a partir de plantas medicinais”, diz Juliana.

“Nossa proposta também buscará treinar nossa equipe de saúde para que nossos profissionais possam indicar que planta é recomendada para cada situação”, conclui a secretária Siuzete.