Santa Rosa de Lima promove a 1ª Semana de Incentivo à Agroecologia

Publicado em 13/11/2018 às 13:37 - Atualizado em 13/11/2018 às 13:38

A prefeitura de Santa Rosa de Lima, com apoio de entidades ligadas ao agroturismo e à agroecologia, promove, de 19 a 25 de novembro a primeira edição da ‘Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima’. Serão sete de dias de atividades palestas e ações com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar de Santa Rosa de Lima.

Entre as entidades apoiadoras: Agreco (Associação de Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral); Acolhida na Colônica (associação de agroturismo); Epagri; Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna); Fecam (Federação Catarinense de Municípios, Amesg (Associa de Meliponicultores da Região das Encostas da Serra Geral); cooperativa de crédito Cresol, e outras.

A Semana de Incentivo à Agroecologia foi institucionalizada em outubro de 2017, quando Santa Rosa de Lima sediou a oitava edição do Seminário Estadual de Agroecologia. Na ocasião, diante do público do evento, o prefeito  Salésio Wiemes sancionou a lei que cria a Semana. O projeto de lei foi de autoria pela então vereadora Eliete May da Rosa.

Para que a proposta pudesse ser realizada, cada setor da prefeitura contribuiu com uma ação voltada para a sua área. A Secretaria de Educação, por exemplo, promoverá atividades junto aos alunos do município voltadas para a Educação Ambiental. Na Saúde, serão abordas a utilização de plantas medicinais em tratamentos de doenças.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (19) - Educação Ambiental
- Visita de alunos do município a propriedades de cultivos orgânicos da Acolhida na Colônia.

Terça-feira (20) - Agricultura Ecológica
- Palestra sobre Fruticultura com o Professor
Dr. Roberto Komatsu do IFSC Campus Lages.
Horário: 08:30 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).

Quarta-feira (21) - Saúde Natural
- Roda de conversa sobre plantas medicinais
Horário: 09:00 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).
- Visitação ao horto da Unidade Básica de Saúde e inauguração do Laboratória de Fitoterápicos.
Horário: 11:00 horas.

Quinta-feira (22) - Abelhas nativas/sem ferrão
- I Seminário Catarinense de Meliponicultura
Horário 08:30 horas
Local: Pousada Cantinho da Família
Inscrições no site da Amurel – amurel.org.br.

Sexta-feira (23) - Observação de aves
- II Festival da Araponga de Santa Rosa de Lima.
Abertura: 19:00 horas.
Local: Pousada Doce Encanto.
Durante o dia atividades / oficinas nas escolas;
Observação de aves da Mata Atlântica.

Sábado (24) - Ecoturismo
- Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo para observação (o dia todo);
- Passeio cicloturismo pelo interior do município.
Horário: 09:00 horas.
Saída: Praça Central.

Domingo (25) - Atividades ao ar livre
- Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo guiadas e encerramento;
- Caminhada da Igreja Santa Rosa de Lima até a Igreja Santa Catarina (11 km).
Saída às 08:30 horas em frente a Igreja de Santa Rosa de Lima.
- 12:00 horas almoço na Festa da Comunidade de Santa Catarina (R$ 25,00).