Fruticultura: potencialidades de Santa Rosa de Lima são apresentadas no segundo dia da Semana da Agrocecologia

Publicado em 21/11/2018 às 13:34 - Atualizado em 21/11/2018 às 13:36

As fruticultura e potencialidades da região para a produção e processamento de frutas foram tema do segundo dia da Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima, em palestra realizada na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Convivência Social (Salão Velho). A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.

A palestra foi proferida pelo professor doutor Roberto Komatsu, do curso de Agronomia do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de Lages. Ele apresentou casos de sucesso em que a fruticultura transformou economicamente e socialmente determinada cidade ou região. Depois analisou dados oficiais sobre a atual produção de frutas em Santa Rosa de Lima e apresentou uma opinião pessoal sobre o potencial do município, defendendo especificamente o cultivo de frutas nativas da região.

A Semana de Incentivo à Agroecologia prossegue até o domingo (25).

A Semana

Promovida pela prefeitura e com apoio de entidades ligadas ao setor, A Semana de Incentivo à Agroecologia consiste na realização de uma série de atividades, como palestras, seminários, entre outras ações,  com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar do município.

Confira a programação completa

Segunda-feira (19) - Educação Ambiental
- Visita de alunos do município a propriedades de cultivos orgânicos da Acolhida na Colônia.

Terça-feira (20) - Agricultura Ecológica
- Palestra sobre Fruticultura com o Professor
Dr. Roberto Komatsu do IFSC Campus Lages.
Horário: 08:30 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).

Quarta-feira (21) - Saúde Natural
- Roda de conversa sobre plantas medicinais
Horário: 09:00 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).
- Visitação ao horto da Unidade Básica de Saúde e inauguração do Laboratória de Fitoterápicos.
Horário: 11:00 horas.

Quinta-feira (22) - Abelhas nativas/sem ferrão
- I Seminário Catarinense de Meliponicultura
Horário 08:30 horas
Local: Pousada Cantinho da Família
Inscrições no site da Amurel – amurel.org.br.

Sexta-feira (23) - Observação de aves
- II Festival da Araponga de Santa Rosa de Lima.
Abertura: 19:00 horas.
Local: Pousada Doce Encanto.
Durante o dia atividades / oficinas nas escolas;
Observação de aves da Mata Atlântica.

Sábado (24) - Ecoturismo
- Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo para observação (o dia todo);
- Passeio cicloturismo pelo interior do município.
Horário: 09:00 horas.
Saída: Praça Central.

Domingo (25) - Atividades ao ar livre
- Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo guiadas e encerramento;
- Caminhada da Igreja Santa Rosa de Lima até a Igreja Santa Catarina (11 km).
Saída às 08:30 horas em frente a Igreja de Santa Rosa de Lima.
- 12:00 horas almoço na Festa da Comunidade de Santa Catarina (R$ 25,00).