Uso de plantas medicinais é abordado no terceiro dia da Semana de Incentivo à Agroecologia

Publicado em 22/11/2018 às 00:16 - Atualizado em 22/11/2018 às 00:19

No terceiro dia da Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima, as atividades realizadas nesta quarta-feira (21), organizadas pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, foram relacionadas ao uso das plantas medicinais.

No início da manhã, moradores do município e de cidades vizinhas assistiu a palesta da professora Ângela Erna Rossatto, do curso de Farmácia da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina), que deu dicas sobre a utilização de ervas e raízes para o tratamento de doenças.

Em seguida, os participantes foram convidados a visitarem o horto de plantas medicinais da Unidade Básica de Saúde Santa Rosa de Lima, implantado recentemente. O público pôde levar para casa mudas dos exemplares cultivados no local. Também foi apresentado o espaço onde funcionará o laboratório de fitoterápicos, que será usada para a elaboração de receitas medicamentosas à base de platas.

A Semana de Incentivo à Agroecologia prossegue até o domingo (25).

A Semana

Promovida pela prefeitura e com apoio de entidades ligadas ao setor, A Semana de Incentivo à Agroecologia consiste na realização de uma série de atividades, como palestras, seminários, entre outras ações,  com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar do município.

Confira a programação completa

Segunda-feira (19) - Educação Ambiental
- Visita de alunos do município a propriedades de cultivos orgânicos da Acolhida na Colônia.

Terça-feira (20) - Agricultura Ecológica
- Palestra sobre Fruticultura com o Professor
Dr. Roberto Komatsu do IFSC Campus Lages.
Horário: 08:30 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).

Quarta-feira (21) - Saúde Natural
- Roda de conversa sobre plantas medicinais
Horário: 09:00 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).
- Visitação ao horto da Unidade Básica de Saúde e inauguração do Laboratória de Fitoterápicos.
Horário: 11:00 horas.

Quinta-feira (22) - Abelhas nativas/sem ferrão
- I Seminário Catarinense de Meliponicultura
Horário 08:30 horas
Local: Pousada Cantinho da Família
Inscrições no site da Amurel – amurel.org.br.

Sexta-feira (23) - Observação de aves
- II Festival da Araponga de Santa Rosa de Lima.
Abertura: 19:00 horas.
Local: Pousada Doce Encanto.
Durante o dia atividades / oficinas nas escolas;
Observação de aves da Mata Atlântica.

Sábado (24) - Ecoturismo
- Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo para observação (o dia todo);
- Passeio cicloturismo pelo interior do município.
Horário: 09:00 horas.
Saída: Praça Central.

Domingo (25) - Atividades ao ar livre
- Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo guiadas e encerramento;
- Caminhada da Igreja Santa Rosa de Lima até a Igreja Santa Catarina (11 km).
Saída às 08:30 horas em frente a Igreja de Santa Rosa de Lima.
- 12:00 horas almoço na Festa da Comunidade de Santa Catarina (R$ 25,00).