Acolhida na Colônia promove congresso sobre agroturismo em Santa Rosa de Lima

Publicado em 15/08/2019 às 15:33 - Atualizado em 15/08/2019 às 15:35

A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, com apoio da prefeitura municipal, cooperativa de crédito Cresol, e outras entidades, promove neste fim de semana (17 e 18), em Santa Rosa de Lima, o 2º Congresso Estadual de Agroturismo Acolhida na Colônia.

O evento marca os 20 anos de fundação da Acolhida na Colônia no Brasil, projeto que iniciou em Santa Rosa de Lima nos moldes de uma experiência voltada para o agroturismo na França. É voltado para agricultores familiares, técnicos da área do turismo, produtores orgânicos, entusiastas do agroturismo e público em geral. Será realizado no Salão Comunitário da cidade, ao lado da igreja, e contará com uma série de palestras, mesas de debates e oficinas.

Entre as palestras, um dos destaques será a participação da senhora Eliane Genévé, fundada da Accueil Paysan, na França. A programação contará ainda com atrações culturais, lançamento do livro ‘Acolhida na Colônia: 20 anos de história’ do documentário ‘Semeando Igualdade’.

Mais informações: acolhida@gmail.com, (48) 3654-0186, (48) 92000-2468.

Programação:

Sábado - dia 17
- 10 horas - Recepção e credenciamento
- 11h30min - Almoço colonial
- 13h30min - Cerimônia de Abertura
- 14 horas - Mesa Construção do Movimento Nacional Acolhida na Colônia
Accueil Paysan, sua história, seus valores, nossa Rede. Palestra com Eliane Genévé, fundadora da Accueil Paysan França e responsável pelo setor internacional.
Acolhida Colônia: 20 anos semeando oportunidades.
Palestra com Thayse Guzzatti, cofundadora; Valnério Assing, sócio fundador; e Rosângela Bonetti Vanderlinde, presidente da Federação.

- 15h30min - Intervalo e café da colônia
- 16h30min - Mesa com propriedades rurais: práticas inspiradoras da Acolhida na Colônia: Sítio Hiber, Pousada Vitória e Sítio Colina
- 17h45min - Fala do Movimento contra a Fosfateira, com Fabiana Veríssimo
- 18 horas - Lançamento do livro Acolhida na Colônia: 20 anos de história e do documentária Semeando Igualdade
- 19 horas - Jantar
- 20 horas - Apresentações culturais e confraternização
- 22 horas - Deslocamento para hospedagem

Domingo - Dia 18
-7 horas - Café da manhã
- 8 horas - Deslocamento para oficinas
Agroecologia: Recanto dos Orgânicos, comunidade Rio do Meio.
Sistema Agrossilvipastoril e Agroflorestas: Pousada Encanto Verde, comunidade de Águas Mornas.
Observação de aves: Pousada Doce Encanto, comunidade de Rio dos Índios.
Agroturismo; agregando produtos e atrativos: Pousada Vitória, comunidade Barra do Rio do Meio.
Atividades de Lazer; cuidados e prevenções: Chalé Assing, comunidade de Rio dos Índios.
Produção de geleias orgânicas: Agroindústria das Águas, comunidade de Águas Mornas.

- 10h30min - Deslocamento das oficinas para o salão
- 11 horas - Validação dos princípios da Acolhida na Colônia e encerramento