Unidade de Saúde passa a atender em horário ampliado

Publicado em 11/02/2020 às 13:47 - Atualizado em 12/02/2020 às 08:20

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Rosa de Lima, a partir de segunda-feira (10), passou a atender em horário estendido. Agora, o expediente normal passa a ser das 7 às 19 horas, sem intervalo ao meio-dia. Anteriormente, a Unidade de Saúde funcionava das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Siuzete Vandresen Baumann, a ampliação do horário é uma adequação à nova política de financiamento do Ministério da Saúde. “O Governo Federal anunciou uma mudança na forma de repasse de recursos ao município para a Saúde. O financiamento, agora, será baseado no cumprimento de metas, como o número de atendimentos e a ampliação do expediente”, explica.

Para se adequar ao novo expediente sem aumentar o número de funcionários, a equipe da UBS foi dividida. Parte dos servidores atenderá das 7 às 13 horas e outra parte atuará das 13 às 19 horas. “Tomamos o cuidado para que o atendimento médico esteja disponível tanto pela manhã quanto no período depois do meio-dia”, diz a secretária. “Muitos moradores têm por hábito buscar atendimento logo no início da manhã. Agora, acreditamos que, com o tempo, esse comportamento mude, pois ele poderá também ser atendimento fora do seu expediente de trabalho, facilitando o acesso aos serviços de saúde”, complementa.

Outras informações sobre o novo horário da UBS:

- Atendimento odontológico e de enfermagem das 7 às 19 horas;

- Atendimento assistente social, ao público, segunda e quarta-feira, das 7 às 13 horas.

- Atendimento dos profissionais NASF-AB segue por agendamento e atividades de grupo conforme já estabelecido anteriormente.

Cronograma de atendimentos médicos