Município continua ações de combate ao borrachudo

borrachudo Publicado em 15/03/2021 às 13:28 - Atualizado em 16/03/2021 às 09:10

Aplicação de BTI em córregos e rios Baixar Imagem

O Município de Santa Rosa de Lima segue com as ação de combate ao borrachudo em seu território. As medidas para reduzir a infestação do mosquito estão sendo intensificadas desde o início de fevereiro.

Nas últimas semanas, os trabalhos - executados pelos servidores Edson Baumann, da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura, e Márcio Fontoura, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria de Comércio - tem se concentrado na aplicação do BTI em córregos e rios das comunidades do município. O BTI é um inseticida biológico natural que ataca as larvas do borrachudo e é seguro quanto às demais formas de vida presentes na água e ao meio ambiente em geral.

Segundo a secretária de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing, o envolvimento dos moradores na localidades onde existe foco do borrachudo é muito importante, tanto para identificar o local do foco, como para realizar a aplicação do produto. “Na Comunidade Rio dos Índios, por exemplo, na localidade ‘dos May’, existe um ótimo engajamento dos moradores. A colaboração está resultando num bom resultado de controle dos mosquitos”, avalia.

Ainda de acordo com a secretária, moradores podem ajudar na identificação dos focos (pontos com larva), para auxiliar na aplicação do BTI e para reduzir a contaminação do rio, tanto com matéria orgânica, que é alimento para a larva do borrachudo, quanto de agrotóxicos, que eliminam os inimigos naturais do mosquito. “Outra ação fundamental é a recuperação da mata ciliar nos leitos dos córregos e rios. A prefeitura está bucando parcerias para fornecimento de mudas. Alguns moradores da comunidade de Rio dos Índios já demostraram interesse em receber as mudar para realização desta recuperação”, informa Lucilene.