Acessibilidade 5 Alto contraste 6

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município continua ações de combate ao borrachudo

borrachudo Publicado em 15/03/2021 às 13:28 - Atualizado em 16/03/2021 às 09:10

Aplicação de BTI em córregos e rios Baixar Imagem

O Município de Santa Rosa de Lima segue com as ação de combate ao borrachudo em seu território. As medidas para reduzir a infestação do mosquito estão sendo intensificadas desde o início de fevereiro.

Nas últimas semanas, os trabalhos - executados pelos servidores Edson Baumann, da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura, e Márcio Fontoura, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria de Comércio - tem se concentrado na aplicação do BTI em córregos e rios das comunidades do município. O BTI é um inseticida biológico natural que ataca as larvas do borrachudo e é seguro quanto às demais formas de vida presentes na água e ao meio ambiente em geral.

Segundo a secretária de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing, o envolvimento dos moradores na localidades onde existe foco do borrachudo é muito importante, tanto para identificar o local do foco, como para realizar a aplicação do produto. “Na Comunidade Rio dos Índios, por exemplo, na localidade ‘dos May’, existe um ótimo engajamento dos moradores. A colaboração está resultando num bom resultado de controle dos mosquitos”, avalia.

Ainda de acordo com a secretária, moradores podem ajudar na identificação dos focos (pontos com larva), para auxiliar na aplicação do BTI e para reduzir a contaminação do rio, tanto com matéria orgânica, que é alimento para a larva do borrachudo, quanto de agrotóxicos, que eliminam os inimigos naturais do mosquito. “Outra ação fundamental é a recuperação da mata ciliar nos leitos dos córregos e rios. A prefeitura está bucando parcerias para fornecimento de mudas. Alguns moradores da comunidade de Rio dos Índios já demostraram interesse em receber as mudar para realização desta recuperação”, informa Lucilene.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Município de Santa Rosa de Lima
Rua Dez de Maio, 80 - Centro
CEP: 88763-000
CNPJ: 82.926.593/0001-86

Telefones:
(48) 3654-3000 Principal
(48) 3654-3000 Fax

GPM - Gerenciador de Portais Municipais
Sistema desenvolvido em parceria com a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e integrado à RedeCIM - Rede Catarinense de Informações Municipais, com o apoio da AMUREL.