Inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista Wilson Schmidt

turismo Publicado em 27/08/2021 às 15:49 - Atualizado em 16/09/2021 às 08:48

O Município de Santa Rosa de Lima, por meio da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27) o Centro de Atendimento ao Turista Wilson Schmidt (CAT). O ato contou com a presença do prefeito Salésio Wiemes, do vice-prefeito Alfonso Kulkamp, de secretários municipais, vereadores, representantes de entidadas ligados ao turismo e ao desenvolvimento econômico da cidade - como Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, Agreco (Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral), Conselho Municipal de Turismo e cooperativa de crédito Cresol -, do diretor executivo da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), Celso Heidemann, empreendedores turísticos e público em geral. Também participou da cerimônia o engenheiro agrônomo Lúcio Schmidt, irmão do professor Wilson, representando a família do homenageado que dá nome ao prédio.

Localizado ao lado da prefeitura, o CAT Wilson Schmidt possui um estrutura especialmente projetada para receber turistas e visitantes que buscam informações sobre pontos turísticos do município, hospedagens, rotas, alimentação, sobre a cultura e a história de Santa Rosa de Lima, entre outras. “Também foi pensado para os empreendedores do turismo. Para que aqui divulguem seu material, seus atrativos, ofereçam seus produtos e serviços. Santa Rosa de Lima é referência em muitas áreas, sobretudo no turismo e na agroecologia, e, mesmo assim, ainda tem muito a desenvolver. Ainda há ações que pretendemos realizar, como o Plano Municipal de Turismo, que está sendo elaborado em parceria com a Cresol”, informou o prefeito.

A obra do Centro de Atendimento ao Turista estava paralisada desde 2012 e foi retomada em 2018. O prédio foi construído com recursos do Ministério do Turismo, através de emendas dos então deputados federais Jorge Boeira e Edinho Bez. Com a verba, também foi construído um pórtico em arquitetura germânica, ao lado da Igreja de Santa Rosa de Lima, e ainda sinalizações turísticas nas estradas do município.

Wilson Schmidt

O homenageado Wilson Schmidt, de quem o CAT recebeu o nome, era professor da Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina). Natural de Santa Rosa de Lima, foi idealizador e um dos fundadores da Agreco, entidade pioneira na produção de alimentos orgânicos na Região das Encostas da Serra Geral.

Com graduação em Filosofia e mestrado e doutorado em Educação, foi ainda o primeiro secretário de Educação do município de Tubarão, em 1982, e secretário adjunto da Educação do Governo de Santa Catarina em 1987. Nos anos 90, engajou-se na luta por melhorias das condições de vida do homem do campo em sua cidade natal e contribuiu para a fundação da Agreco em 1996.

Em outubro de 2017, recebeu uma homenagem especial dos organizadores do 8º Seminário Estadual de Agroecologia, realizado em Santa Rosa de Lima. Faleceu em janeiro de 2018, aos 64 anos.