Considerado um dos pontos altos da Gemüse Fest, o tradicional desfile da manhã de domingo, assim como outras atrações, se destaca pelo importante papel no resgate da história e da cultura dos primeiros colonizadores da Região das Encostas da Serra Geral.
Dentro da programação do evento, o Desfile de Resgate Cultural da Colonização Alemã começará às 9h30min do dia 15. “Entre as atrações do desfile, nós teremos a participação de alunos das escolas do município, além de grupos de dança folclórica, de entidades, empresas e comércio da nossa cidade, e demais voluntários”, informa a secretária municipal de Educação e Desporto de Santa Rosa de Lima, Karla Folster, responsável pela organização do desfile.
A apresentação percorrerá a rua principal da cidade, passando pela frente da Praça José Fernando Hermermeyer. Na oportunidade, o público presente poderá acompanhar momentos marcantes da história do município: a chegada dos primeiros imigrantes no início do Século 20, os costumes da época, aspectos culturais e tradições antigas.
Dança folclórica
Outro atrativo de destaque da Gemüse Fest é a apresentação de grupos de dança folclórica alemã. Além de participar do desfile cultural, o grupo de dança mantido pela Prefeitura de Santa Rosa de Lima, nomeado ‘Gemüse Fest Volkstanzgruppe’, também se apresentará na noite de sexta, dia 13, após o cerimonial de abertura da festa, e nas tardes de sábado (14) e de domingo (15).
A Gemüse Fest
O objetivo da Gemüse Fest é promover o resgate histórico e cultural da imigração germânica das Encostas da Serra Geral, com ênfase na agricultura familiar e no agroturismo. Também de reunir os descendentes dos primeiros moradores que hoje vivem em outras cidades e os que permaneceram na região. Neste ano, o evento terá ainda uma outra razão especial de acontecer, pois em 10 de maio Santa Rosa de Lima comemorará seus 60 anos de emancipação.
A primeira edição da Gemüse Fest ocorreu em 1991 e, desde então, tem sido realizada periodicamente, normalmente a cada dois anos. Nos últimos anos, porém, sua realização não foi possível devido a uma série de fatores, entre eles as restrições causadas pela pandemia de covid-19. O gemüse (lê-se guimis) é o prato típico das Encostas da Serra Geral escolhido como símbolo da festa e da tradição gastronômica local. Feito à base de batatas, couve e, eventualmente, defumados de suíno, possui grande valor cultural para a população de Santa Rosa de Lima.
Programação da 16ª Gemüse Fest
13 de maio - Sexta-feira
- 18 horas - Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.
- 19 horas - Abertura Oficial da Gemüse Fest, com sangria do primeiro barril de chope.
- 20 horas - Apresentação Cultural - Grupo de Dança Gemüse Fest Volkstanzgruppe.
- 21 horas - Baile com Roberto e Murilo.
14 de maio - Sábado
- 9h30min – Santa Missa.
- 10h30min - Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.
- 12 horas - Almoço típico colonial com o tradicional gemüse.
- 13 horas - Baile com Adir Gaiteiro.
- 15 horas - Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.
- 15h30min - Musical com Guilherme Botelho e Banda.
- 21h30min - Baile do Chope com:
- Thiago Farias e Banda.
- Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.
- Show com Madame Frau.
*Durante o dia, atrações culturais diversas
15 de maio - Domingo
- 8h30min – Santa Missa.
- 9 horas - Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.
- 9h30min - Desfile de resgate cultural da colonização alemã.
- 11h30min - Almoço típico colonial com o tradicional gemüse e homenagem às mães.
- 14 horas - Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.
- 15 horas - Banda Humanação.
- 17h30min - Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.
- 18 horas - Baile de encerramento com Nicolas e Victor.
*Durante o dia, atrações culturais diversas.
Município de Santa Rosa de Lima
Rua Dez de Maio, 80 - Centro
CEP: 88763-000
CNPJ: 82.926.593/0001-86
GPM - Gerenciador de Portais Municipais
Sistema desenvolvido em parceria com a Federação
Catarinense de Municípios - FECAM
e integrado à RedeCIM - Rede Catarinense de Informações Municipais, com o apoio da
AMUREL.