Agosto Lilás: palestra discute prevenção de violência contra a mulher

assistência social Publicado em 26/08/2022 às 12:11 - Atualizado em 26/08/2022 às 12:23

Créditos: André Bianchini/PMSRL Baixar Imagem

Participantes dos Grupos de Mães de Santa Rosa de Lima participaram, na manhã desta quinta-feira (25), no Centro de Convivência Social (Salão Velho) de uma atividade especial em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. O evento foi promovido pelas secretarias de Assistência Social e de Juventude, Turismo e Cultura, e pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

As presentes ouviram palestra proferida pela assistente social Valdira Matias, de São Ludgero. Ela explanou sobre as variadas formas de violência contra a mulher, os aspectos culturais que ainda nos dias de hoje incentivam essa violência e como esses casos podem ser denunciados.

Após a palestra, as participantes dos Grupo de Mães parciparam das definições das atividades, com cursos de oficinais, a serem realizadas até o final do ano.

Agosto Lilás

Agosto Lilás é o nome dado à campanha do mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher e informar a sociedade sobre a necessidade de acabar com a violência contra a mulher e tornar conhecidos os canais de denúncia existentes e os serviços de atendimento à mulher que vivencia a violência.

Como denunciar

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.