Capacitação e novo horto marcam nova etapa do projeto de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos

Publicado em 16/12/2019 às 14:55 - Atualizado em 10/03/2020 às 11:42

Profissionais da Saúde de Santa Rosa de Lima e demais interessados concluíram, no último dia 6, sexta-feira, o curso de capacitação sobre plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. As atividades fizeram parte de mais uma etapa do projeto de adoção de medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais no município.

A conclusão do curso “Fitoterapia: reconhecendo as plantas medicinais” contou com aula ministrada pelo botânico Lin Chau Ming, professor do campus de Botucatu (SP) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que explicou detalhes sobre a morfologia de plantas medicinais, sobre nomes científicos de algumas espécies, entre outros temas. O curso também contou, em datas anteriores, com uma visitação ao Horto Didático de Plantas Medicinais de Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina), entre outras atividades.

O curso finalizou, ainda no dia 6, com a reinauguração o Horto de Plantas Medicinais de Santa Rosa de Lima, localizado nos fundos da Unidade Básica de Saúde. O local passou por uma ampliação, de 70 para 200 metros quadrados. Para marcar o ato, foi realizado o plantio simbólico de duas plantas em especial: a espinheira santa, considerada a planta medicinal símbolo de Santa Catarina, e o ginkgo biloba, espécie de origem chinesa conhecida por suas propriedades terapêuticas.

O projeto

O projeto de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos foi iniciado em Santa Rosa de Lima em meados de 2018. A iniciativa tem como objetivo reduzir o uso indiscriminado de medicamentos convencionais por meio de alternativas mais naturais. “No nosso cotidiano da Unidade de Saúde, percebemos que muitos usuários fazem usos constante de remédios que poderiam substituídos pelo uso de plantas medicinais. Então, demos início a este trabalho, que busca também resgatar a cultura popular aliada ao conhecimento científico a respeito das capacidades terapêuticas das plantas”, destaca a secretário municipal de Saúde, Siuzete Vandresen Baumann.

O desenvolvimento do projeto é financiado com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Cerca de R$ 292 mil serão investidos na iniciativa, que prevê ainda a instalação de laboratório para a produção de medicamentos fitoterápicos. “Neste ano de 2019, também contratamos uma farmacêutica especializada em fitoterápicos e, à conclusão deste projeto, nossa meta contar com uma equipe de médicos, enfermeiras e demais profissionais capacitados e devidamente habilitados para receitar e administrar as dosagens adequadas destes medicamentos”, finaliza a secretária.