Santa Rosa de Lima segue com medidas restritivas e registra um caso suspeito

Publicado em 26/03/2020 às 11:06 - Atualizado em 26/03/2020 às 11:34

O município de Santa Rosa de Lima segue empenhado nas ações de combate à epidemia do novo coronavírus.

Na última terça-feira (24), o prefeito Salésio Wiemes assinou um novo decreto (Decreto Executivo nº 25/2020), que prorroga por mais sete dias as medidas restritivas com objetivo de amenizar o impacto da epidemia.

Portanto, seguem suspensas, por mais sete dias:
- A circulação do transporte coletivo de passageiros;
- Atividades e serviços privados não essenciais;
- Atividades e serviços públicos municipais não essenciais;
- A entrada de novos hóspedes (hotel e pousadas).

Continuam suspensos por 30 dias:
- Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.
- Suspensão de todas as atividades na rede de ensino, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos.

Quanto ao atendimento no setor público municipal, continuam as atividades da Unidade de Saúde, da Vigilância Sanitária e do órgão municipal de Proteção e Defesa Civil, priorizando-se os atendimentos de caráter de urgência ou de emergência.

No comércio, estabelecimentos como farmácia, padaria, mercado, agropecuária e posto de combustível ficam abertos das 8 horas até o meio-dia. Os demais comércios seguem fechados.

Caso suspeito e monitoramento

De acordo com a secretária de Saúde, Siuzete Baumann, até a manhã desta quinta-feira (26), havia sido registrado no município um único caso suspeito de contaminação por coronavírus. O paciente se encontra internado no Hospital de Rio Fortuna e aguarda resultado dos exames por parte do Lacen, o Laboratório Central do Estado. A família está sendo monitorada pela equipe de Saúde de Santa Rosa de Lima.

“Na Unidade de Saúde, estamos atendendo emergências e monitorando quem apresenta sintomas respiratórios. No momento, a equipe está atendendo das 7 às 15 horas, mas estamos avaliando o retorno do atendimento ampliado, mas 7 às 19 horas. A população tem colaborado bastante e estão ficando em casa”, avalia a secretária.