Sem atividades em sala de aula, Santa Rosa de Lima promove melhorias nas escolas

Publicado em 18/05/2020 às 13:00 - Atualizado em 18/05/2020 às 13:02

No período em que as aulas presenciais estão suspensas, como medida de prevenção do contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Educação e Desporto de Santa Rosa de Lima tem aproveitado o momento para realizar ações de melhorias estruturais nas suas unidades escolares, o Centro Educacional Santa Rosa de Lima e o Centro de Educação Infantil Recanto Alegre.

As ações consistem em reparos dos brinquedos do parque infantil; limpeza dos pátios e higienização dos ambientes internos e salas de aula; pinturas; aquisição de equipamentos, entre eles ar-condicionado e máquina de lavar roupas, entre outras. “São medidas que resolvemos tomar como forma de melhor preparar o ambiente escolar para quando nossos alunos retornarem”, conta a secretária de Educação e Desporto, Schirlei Rodrigues.

Todas as ações são realizadas com recursos próprios da prefeitura.

Aulas à distância

Como medida para garantir a continuidade dos conteúdos escolares neste ano letivo, a Secretaria de Educação segue administrando no formato de atividades pedagógicas não-presenciais. Entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as atividades on-line foram estabelecidas a partir de 6 de abril. Já para as turmas do 1º ao 5º ano, e também da Educação Infantil, começaram em 20 de abril.

As atividades têm sido realizadas de diferentes forma, com o uso principalmente de ferramentas eletrônicas. Para as famílias que não possuem acesso à internet, é providenciado material impresso. E ainda para quem não consegue buscar as atividades impressas na escola, a secretaria ainda providencia a entrega na casa do aluno.

“Este é um momento único e, por isso, precisamos da colaboração de todos. Sabemos que esta situação não está sendo fácil para os alunos e seus familiares, nem tão pouco para os professores. Por isso, fico muito orgulhosa de ver a dedicação de nossos profissionais diante desta situação. Estão todos engajados nesta batalha, dando o máximo de si. Precisamos nos unir cada vez mais, família e escola, afinal é do futuro de nossas crianças que estamos tratando”, enfatiza a secretária Schirlei.

Retorno

A respeito do retorno às atividades normais em sala de aula, a Secretaria informa que ainda não há uma data certa. A suspensão segue por tempo indeterminado, até que a atual situação envolvendo a pandemia esteja mais segura para as crianças e seus familiares.

Mas é certo que, apesar das dificuldades, os alunos de Santa Rosa de Lima não serão prejudicados quanto ao ano letivo. “Muitos pais e alunos têm nos perguntado se o ano letivo estaria perdido. Não está. Não sabemos quanto tempo os efeitos desta pandemia vão continuar interferindo no calendário escolar, isso é fato. De qualquer forma, as atividades não presenciais serão consideradas no cômputo final de horas. Existe a possibilidade de adentrarmos o mês de janeiro para reposição. Por isso, para garantir que as horas não presenciais sejam válidas, contamos com o apoio das famílias”, conclui Schirlei.