Feriado Municipal: Santa Rosa de Lima celebra o Dia do Colono e do Motorista neste 25 de julho

Publicado em 24/07/2020 às 17:32 - Atualizado em 24/07/2020 às 17:32

Créditos: Arquivo/Agreco Baixar Imagem

O dia 25 de julho é celebrado em todo o Brasil como o Dia do Colono e do Motorista. Em Santa Rosa de Lima, a data é tão representativa que foi estabelecida por lei como feriado municipal.

O Dia do Colono foi criado pelo Governo Federal em 1968, para comemorar o centenário da chegada dos primeiros imigrantes ao Sul do Brasil. Em Santa Rosa de Lima, a celebração está mais ligada à figura do agricultor familiar, que historicamente tem sido a principal força de trabalho e propulsor do desenvolvimento do município. Já o Dia do Motorista é celebrado devido ao fato de ser também a data em que a Igreja Católica presta tributo a São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros e motoristas.

No município, já é tradição, em 25 de julho, a realização de uma festa, promovida pela prefeitura com o apoio de empresas de entidades locais. O evento costuma durar um dia todo, com atrações diversas e homenagens ao agricultor familiar. “Neste ano de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, não foi possível realizar este evento. Mas não poderíamos deixar de prestar nossas justas homenagens ao nosso agricultor familiar, que, ao longo da nossa história, tem sido tão importante para o desenvolvimento do município de Santa Rosa de Lima”, destaca o prefeito Salésio Wiemes. “Assim como tem sido o motorista, cuja atividade, no nosso município, curiosamente também está ligada à agricultura familiar”, acrescenta.

O agricultor e a inovação

Desde a chegada dos primeiros imigrantes à Região das Encostas da Serra Geral, passando pela emancipação de Santa Rosa de Lima, até os dias atuais. A agricultura familiar exercida em pequenas propriedades rurais tem sido a principal atividade econômica do município.

Antigamente de forma tradicional, atualmente é exercida de forma inovadora, fruto de parcerias com universidades e institutos de pesquisas ao longo das últimas décadas. Graças ao caráter empreendedor do seu agricultor, hoje Santa Rosa de Lima é destaque nacional no cultivo de alimentos orgânicos, no agroturismo, na produção de leite, na agroindústria, entre outras atividades. “Nosso município deve muito e ainda depende muito do nosso agricultor familiar. E isso é motivo de orgulho para nós”, conclui o prefeito Salésio.