Acessibilidade 5 Alto contraste 6

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município efetua ações de combate ao borrachudo

borrachudo Publicado em 15/02/2021 às 19:00 - Atualizado em 16/02/2021 às 15:50

Comissão identificou focos da larva do mosquito Baixar Imagem

A Prefeitura de Santa Rosa de Lima deu início, neste mês de fevereiro, a uma série de ações de enfrentamento à infestação do mosquito borrachudo no município. Análises, diagnósticos, reuniões com as comunidades e combate direto à larva do inseto estão entre as medidas, algumas já executadas e outras planejadas.

No início do mês, no dia 5, em reunião convocada pelo prefeito Salésio Wiemes entre secretários municipais e técnicos, foi criada uma comissão, formada pela engenheira agrônoma Leoniria Assing, pelo técnico agrícola Márcio Fontoura, pela extensionista da Epagri Jandira schueroff, e secretária de Juventude Turismo e Cultura, Lucilene Assing. O grupo, então, deu início ao trabalho de identificação de focos e ao planejamento de controle junto à comunidade.

Como estratégia de ação, o município foi dividido em áreas por microbacias, com o intuito de se ter um trabalho mais efetivo. “As primeiras ações foram na comunidade Rio dos Índios, identificada como muito crítica com relação à presença de borrachudos. Nos dias 8, 9 e 11 de fevereiro, foram realizadas reuniões com pequenos grupos da comunidade que tiveram como objetivo informar os moradores sobre o borrachudo e como ajudar a combater a sua proliferação”, relata a secretária de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilena Assing. “Nesse mesmo período também foram identificados focos com grandes infestações do borrachudo no Rio dos Índios e córregos afluentes”, acrescenta.

Como medida emergencial, funcionários da prefeitura e moradores da comunidade iniciaram a limpeza das margens dos córregos e do rio e efetuaram a aplicação do BTI, o inseticida biológico que age contra as larvas do mosquito.

Ajuda especializada

Diante da situação de grave infestação encontrada na localidade de Rio dos Índios, a comissão decidiu chamar um técnico especialista para orientar as próximas ações. No dia 12 de fevereiro, Sandro José Biava, representante da MM Distribuidora, acompanhado de membros da comissão, visitou alguns dos pontos de infestação.

O encaminhamento foi de atuar na redução de matéria orgânica - fonte de alimentação das larvas - no rio, além da limpeza de lixos e entulhos, para, então, a aplicação do BTI. Desta forma, o inseticida será mais eficaz. “Neste momento, a Comissão de Combate ao Borrachudo atua na identificação das causas e dos pontos de contaminação de matéria orgânica no Rio dos Índios e córregos. Também vamos continuar buscando novos focos com larvas de borrachudos”, informa a secretária Lucilene.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Informações Relacionadas

Município de Santa Rosa de Lima
Rua Dez de Maio, 80 - Centro
CEP: 88763-000
CNPJ: 82.926.593/0001-86

Telefones:
(48) 3654-3000 Principal
(48) 3654-3000 Fax

GPM - Gerenciador de Portais Municipais
Sistema desenvolvido em parceria com a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e integrado à RedeCIM - Rede Catarinense de Informações Municipais, com o apoio da AMUREL.