Santa Rosa de Lima inicia programa de coleta de lixo reciclável

meio ambiente Publicado em 16/09/2021 às 08:38 - Atualizado em 16/09/2021 às 08:42

O Município de Santa Rosa de Lima, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, deu início esta semana ao programa de Coleta Seletiva de Resíduos Domésticos.

A ação, inicialmente, está sendo realizada em caráter experimental na Rua Dez de Maio, no Centro da cidade, de onde fica localizada a Prefeitura Municipal, o Centro de Atendimento do Turista (CAT) e a Unidade Básica de Saúde, além de várias residências. “Nosso objetivo é iniciar nesta rua e, na sequência, ir ampliando o serviço. Nossa meta é que, até o final de novembro, tenhamos a coleta seletiva em todo o território do município, inclusive na área rual”, explica o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Luiz Schmidt.

A primeira coleta de lixo reciclável será realizada nesta sexta-feira, 17 de setembro. No início da semana, servidores do município visitaram os moradores da via e explicaram sobre o projeto. Foram orientados sobre como fazer a separação do lixo reciclável e também receberam sacos plásticos de cor diferente do tradicional preto para que o material possa ser melhor identificado no momento em que for recolhido. Após, os dias de coleta de recicláveis ficarão estabelecidos em todas as terças e sexta-feiras, a partir das 8 horas.

A coleta de lixo reciclável não terá custo para a Prefeitura. O programa foi definido através de parceria com a empresa que se encarregará do trabalho e obterá seu lucro a partir da venda do material reciclado. Além de reduzir o impacto ao meio ambiente, a Administração Municipal também espera diminuir gastos com a destinação correta do resíduo convencional, que atualmente é descartado em aterro sanitário localizado no município de Pescaria Brava. “Hoje, Santa Rosa de Lima paga por mês cerca de R$ 3 mil, às vezes mais, às vezes menos, para despejar o lixo comum em aterro sanitário, fora o custo da coleta e do transporte. Com a coleta seletiva, esperamos reduzir esses custos”, complementa Luiz Schmidt.

O secretário lembra ainda que a Prefeitura também dispõe de uma composteira, onde é descartado parte do lixo orgânico do município. Neste caso, o município também faz a coleta diretamente na residência. Mais informações sobre o serviços de coleta de resíduos em Santa Rosa de Lima podem ser adquiridas na Secretaria de Agricultura, pelo telefone, no (48) 3654-3015 ou na central (48) 3654-3000. O horário de atendimento é das 7 às 13 horas.

Lixo reciclável: caixas de leite e suco; papelão, jornais, revistas e cadernos; garrafas de vidro; latas de alumínio; sacolas de supermercado e embalagens plásticas em geral; garrafas PET (refrigerante); caixas de pizza (desde que não estejam sujas de gordura ou restos); eletroeletrônicos; óleo de fritura.

Informações Relacionadas