Parceria entre prefeitura e Cresol para o desenvolvimento do turismo

turismo Publicado em 26/03/2021 às 10:13 - Atualizado em 26/03/2021 às 10:17

Cooperação técnica foi oficializada no último dia 15 Baixar Imagem

O Município de Santa Rosa de Lima e a Cresol Encostas da Serra Geral estão dando os primeiros passos para a elaboração de uma série de ações que objetivam o desenvolvimento local do turismo.

A parceria entre a prefeitura e a cooperativa de crédito foi oficializada no dia 15 de março, com a presença do prefeito Salésio Wiemes e membros da diretoria da Cresol, e consiste em uma cooperação técnica em que a cooperativa disponibilizará ao município um técnico para atuar como consultor na elaboração de políticas voltadas para o turismo. Este técnico é o engenheiro agrônomo Luciano Philippi, ex-secretário de Turismo no município de Lauro Müller. Em Santa Rosa de Lima, também já desenvolveu atividades junto ao Cedejor (Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural), assim como em outras cidades.

De acordo com a presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Fabiana Cesário, a ideia de incentivar o turismo surgiu após a diretoria da cooperativa observar o potencial de crescimento do setor entre os municípios de sua área de abrangência. “E para ajudar no desenvolvimento do turismo, a Cresol não consegue fazer muita coisa se não for através de parceria com as prefeituras locais. Foi então que nós conversamos com o Luciano, com quem, por dois anos, tivemos uma parceria muito boa em Lauro Müller e implantamos essa ideia da importância do turismo”, relata.

Uma das primeiras ações desta parceria já está em andamento. Trata-se da elaboração de um Plano Municipal de Turismo, que documentará atrativos e serviços do turismo de Santa Rosa de Lima e reunirá as principais propostas de desenvolvimento para o setor, entre outros aspectos. “A elaboração de um Plano Municipal de Turismo tem sido a principal demanda debatida dentro do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Será uma ferramenta muito importante para definirmos o que pretendemos e como alcançaremos tais objetivos com a relação ao nosso turismo”, ressalta a secretária municipal de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing.

“Nosso objetivo é fazer com que o Plano Municipal de Turismo seja elaborado com a participação de representantes da prefeitura, empreendedores e representantes da comunidade em geral que fazem parte do Comtur. O nosso turismo já é destaque no Estado e no País. Mas, acredito que podemos ainda oferecer e crescer muito mais nessa área”, acrescenta o prefeito Salésio.