Acessibilidade 5 Alto contraste 6

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Passeio ciclístico marca aniversário de 59 anos do município

cicloturismo Publicado em 11/05/2021 às 10:45 - Atualizado em 11/05/2021 às 12:05

Grupo saiu do Centro no início da manhã
Créditos: André Bianchini/PMSRL Baixar Imagem

O aniversário de 59 anos de emancipação de Santa Rosa de Lima foi comemorado com um atividade especial nesta segunda-feira, 10 de maio. Ciclistas de todas as idades – crianças, jovens e adultos – participaram de um passeio ciclístico, durante a manhã do feriado municipal.

A atividade percorreu o Roteiro Rio Bravo de cicloturismo, com um percurso de aproximadamente 16 quilômetros de nível de dificuldade médio. O grupo, de 29 participantes, saiu do Centro da cidade por volta das 8h30min, passando pelas localidades de Dois Irmãos, Rio Bravo Alto, Águas Mornas e Quedas D’Água, retornando ao Centro. Durante o trajeto, os ciclistas contaram com pontos de distribuição de água e frutas e carro de apoio. Ao fim do passeio, de volta à Praça José Fernando Hermesmeyer, puderam fazer um lanche, com sanduíche e suco.

O passeio ciclístico foi o evento escolhido pela Administração Municipal. por meio da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura, como forma de celebrar o aniversário da cidade, por conta das restrições impostas por causa da pandemia de Covid-19. Por ser um esporte individual, o ciclismo é uma das modalidades permitidas pelas normas sanitárias vigentes.

História

De origem predominantemente alemã, mas também açoriana e italiana, os primeiros imigrantes de Santa Rosa de Lima chegaram à região no início do Século 20 para ajudar a proteger os carregamentos de ‘charque’ (carne de sol) que eram levados do Rio Grande do Sul a São Paulo.

Desde a sua origem, a economia do município baseou-se na agricultura familiar, com destaque, no início, para a criação de suínos para obtenção de gordura animal (banha) e produção de fumo. Com o decorrer dos anos, o perfil da produção local mudou. Nos dias de hoje, destacam-se a criação de suínos para produção de carne, gado e produção de leite, madeira reflorestada, além do cultivo de hortaliças e legumes.

Capital da Agroecologia

Nas últimas décadas, o uso de técnicas alternativas de manejo sustentável do solo e demais recursos naturais, permitiu ao município tornar-se conhecido nacionalmente e até em outros países como um dos pioneiros no desenvolvimento da produção de alimentos orgânicos. Tal repercussão fez com que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina reconhecesse oficialmente Santa Rosa de Lima como a Capital Catarinense da Agroecologia.

Turismo

Outra atividade de destaque é o agroturismo, desenvolvido em pequenas propriedades, em que o agricultor se especializou também em receber os visitantes e proporcionar uma experiência real do cotidiano do campo, com a contribuição da gastronomia colonial da região. Por conta disto, Santa Rosa de Lima figura entre os dez destinos brasileiros no segmento de turismo rural recomendados pelo Ministério do Turismo.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Município de Santa Rosa de Lima
Rua Dez de Maio, 80 - Centro
CEP: 88763-000
CNPJ: 82.926.593/0001-86

Telefones:
(48) 3654-3000 Principal
(48) 3654-3000 Fax

GPM - Gerenciador de Portais Municipais
Sistema desenvolvido em parceria com a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e integrado à RedeCIM - Rede Catarinense de Informações Municipais, com o apoio da AMUREL.