Passeio ciclístico marca aniversário de 59 anos do município

cicloturismo Publicado em 11/05/2021 às 10:45 - Atualizado em 11/05/2021 às 12:05

Grupo saiu do Centro no início da manhã
Créditos: André Bianchini/PMSRL Baixar Imagem

O aniversário de 59 anos de emancipação de Santa Rosa de Lima foi comemorado com um atividade especial nesta segunda-feira, 10 de maio. Ciclistas de todas as idades – crianças, jovens e adultos – participaram de um passeio ciclístico, durante a manhã do feriado municipal.

A atividade percorreu o Roteiro Rio Bravo de cicloturismo, com um percurso de aproximadamente 16 quilômetros de nível de dificuldade médio. O grupo, de 29 participantes, saiu do Centro da cidade por volta das 8h30min, passando pelas localidades de Dois Irmãos, Rio Bravo Alto, Águas Mornas e Quedas D’Água, retornando ao Centro. Durante o trajeto, os ciclistas contaram com pontos de distribuição de água e frutas e carro de apoio. Ao fim do passeio, de volta à Praça José Fernando Hermesmeyer, puderam fazer um lanche, com sanduíche e suco.

O passeio ciclístico foi o evento escolhido pela Administração Municipal. por meio da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura, como forma de celebrar o aniversário da cidade, por conta das restrições impostas por causa da pandemia de Covid-19. Por ser um esporte individual, o ciclismo é uma das modalidades permitidas pelas normas sanitárias vigentes.

História

De origem predominantemente alemã, mas também açoriana e italiana, os primeiros imigrantes de Santa Rosa de Lima chegaram à região no início do Século 20 para ajudar a proteger os carregamentos de ‘charque’ (carne de sol) que eram levados do Rio Grande do Sul a São Paulo.

Desde a sua origem, a economia do município baseou-se na agricultura familiar, com destaque, no início, para a criação de suínos para obtenção de gordura animal (banha) e produção de fumo. Com o decorrer dos anos, o perfil da produção local mudou. Nos dias de hoje, destacam-se a criação de suínos para produção de carne, gado e produção de leite, madeira reflorestada, além do cultivo de hortaliças e legumes.

Capital da Agroecologia

Nas últimas décadas, o uso de técnicas alternativas de manejo sustentável do solo e demais recursos naturais, permitiu ao município tornar-se conhecido nacionalmente e até em outros países como um dos pioneiros no desenvolvimento da produção de alimentos orgânicos. Tal repercussão fez com que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina reconhecesse oficialmente Santa Rosa de Lima como a Capital Catarinense da Agroecologia.

Turismo

Outra atividade de destaque é o agroturismo, desenvolvido em pequenas propriedades, em que o agricultor se especializou também em receber os visitantes e proporcionar uma experiência real do cotidiano do campo, com a contribuição da gastronomia colonial da região. Por conta disto, Santa Rosa de Lima figura entre os dez destinos brasileiros no segmento de turismo rural recomendados pelo Ministério do Turismo.