Prefeitura recupera recursos de suas contas subtraídos em ataque hacker

Publicado em 18/05/2021 às 12:59 - Atualizado em 18/05/2021 às 13:06

A Prefeitura de Santa Rosa de Lima já recuperou toda a quantia desviada criminalmente de suas contas bancárias por invasão de hackers. Em 6 abril, três contas do Fundo Municipal de Assistência Social e uma do Fundo Municipal de Educação haviam sido atacadas por hackers, que, por meio do Pix, retiraram cerca de R$ 300 mil.

O Banco do Brasil (BB), que mantém as contas do município, devolveu para as contas todos os valores transferidos indevidamente. Ainda em abril, já haviam sido devolvidos os recursos das contas da Assistência Social. Já o dinheiro retirado da Educação retornou à conta no dia 10 de maio. Nesta segunda-feira, 17 de maio, o secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Sebastião Vanderlinde, obteve a confirmação do Setor Público do Banco do Brasil, de Florianópolis, a respeito do encerramento dos processos internos da instituição bancária e devolução dos valores ao Município, com ônus do BB.

As investigações policiais estão a cargo da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) da Polícia de Civil, em Florianópolis e ocorrem de forma sigilosa. A equipe de administração da prefeitura vem colaborando nas investigações para a elucidação do caso.

Notícia relacionada: Hackers invadem contas da prefeitura usando Pix e roubam cerca de R$ 300 mil