Voluntários de Santa Rosa de Lima e de Anitápolis promovem mutirão de roçagem e limpeza em rodovia estadual

infraestrutura Publicado em 26/07/2021 às 11:15 - Atualizado em 26/07/2021 às 11:17

Equipes de voluntários de Santa Rosa de Lima e de Anitápolis participaram, durante o dia de sábado (24), de um mutirão de manutenção do trecho da rodovia SC-108 entre os dois municípios. O trajeto possui aproximadamente 23 quilômetros sem pavimentação e é de responsabilidade do Governo do Estado, mas não recebe atenção por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE).

Para amenizar as condições ruins de conservação da estrada, de grande importância para a Região das Encostas da Serra Geral, foi promovido o mutirão. Servidores e secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias, empresários e moradores das localidades que margeiam a via participaram da mobilização, incluindo o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, e a prefeita de Anitápolis, Solange Back.

A rodovia SC-108 entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis é utilizada para escoamento de grande parte da produção agrícola da região que abastece a Grande Florianópolis, enquanto que as distribuidoras de produtos industrializados e prestadores de serviços oriundos da Capital utilizam a via para atenderem a população local. A rodovia também é uma importante rota turística.

Em dias normais, o trecho sinuoso e íngreme é percorrido de carro em cerca de 40 minutos. Além da dificuldade de transcorrer o percurso acidentado por conta do mau estado de conservação, caminhões com frequência ficam presos nas curvas fechadas. Em dias de chuva, o transtorno e perigo aumentam por conta da lama, da formação de grandes poças e do risco de deslizamentos de pista.

Informações Relacionadas

Assuntos