Acessibilidade 5 Alto contraste 6

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Melhoria na produção do milho e controle da cigarrinha são temas de Dia de Campo

Publicado em 05/10/2021 às 12:56 - Atualizado em 05/10/2021 às 13:02

Técnicas de melhoria na produção do milho para silagem e o controle da cigarrinha (praga que tem afetado afetado lavouras em Santa Catarina) foram temas de um Dia de Campo em Santa Rosa de Lima, realizado na manhã de sexta-feira, 1º de outubro, na propriedade de Ilso Bonetti, na comunidade de Rio do Meio. A atividade foi realizada pela Epagri e pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.

Participaram produtores rurais do município, engenheiros agrônomos, técnicos e demais interessados. “Foi um evento em que, resumidamente, abordamos duas questões. Inicialmente, o melhoramento da produção do milho silagem, difundir técnicas de manejo da lavoura, deste produto que é muito importante para os produtores de leite de Santa Rosa de Lima e da região”, destacou agente técnico da Epagri Lúcio Schmidt.

“Outra questão foi o manejo sanitário, especialmente no controle da cigarrinha-do-milho, que já vem afetando as plantação na Região das Encostas da Serra Geral. Em Santa Rosa de Lima, inclusive, a cigarrinha tem causado algum dano, mais no segundo plantio do milho. Por isso, é importante monitorarmos e que o produtor esteja preparado para quando ocorrer a presença desse inseto”, reforçou Schmidt.

A cigarrinha

A cigarrinha-do-milho é um inseto pequeno de cor branco-palha, que mede em torno de quatro milímetros de comprimento, e que tem duas manchas negras entre os olhos compostos. O inseto é especialista em milho, ou seja, tem preferência por se alimentar em plantas da espécie Zea mays, e não apresenta outro hospedeiro no qual seu ciclo de vida se completa em todas as suas fases, desde ovo, passando pelos quatro ou cinco estágios ninfais, até a fase adulta.

A cigarrinha adulta se abriga, preferencialmente, nas folhas do cartucho do milho, onde ficam protegidas e se alimentam inserindo seu aparelho bucal no tecido da planta. Os danos em decorrência de sua alimentação são irrisórios, mas o inseto é vetor de doenças causadoras de enfezamentos, ou seja, ela atua como agente transmissor das bactérias e do vírus.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Município de Santa Rosa de Lima
Rua Dez de Maio, 80 - Centro
CEP: 88763-000
CNPJ: 82.926.593/0001-86

Telefones:
(48) 3654-3000 Principal
(48) 3654-3000 Fax

GPM - Gerenciador de Portais Municipais
Sistema desenvolvido em parceria com a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e integrado à RedeCIM - Rede Catarinense de Informações Municipais, com o apoio da AMUREL.