Cultura alemã, história e gastronomia: Gemüse Fest começa nesta sexta-feira

gemuse fest Publicado em 12/05/2022 às 14:31 - Atualizado em 12/05/2022 às 14:32

De 13 a 15 de maio, Santa Rosa de Lima celebra mais uma realização da Gemüse Fest, a festa de resgate da cultura e da história do município que chega em sua 16ª edição. O evento, inicialmente, deveria ter ocorrido no fim de semana anterior, nos dias 5, 6 e 7 de maio, porém foi transferido por conta dos transtornos causados pelas recentes chuvas que atingiram a região.

A abertura da Gemüse Fest será na noite de sexta-feira, dia 13. Às 18 horas, abre a Praça de Alimentação e a Feira Santa Rosa Cuida de produtos coloniais e artesanais. O cerimonial de abertura, com a tradicional sangria do primeiro barril de chope, começa às 19 horas. Na ocasião, o prefeito Salésio Wiemes assinará o decreto que concede ao gemüse, prato típico que dá nome à festa, o status de Patrimônio Histórico-cultural Imaterial de Santa Rosa de Lima, conforme a Lei Municipal 2385, de 24 de março de 2022.

O alimento foi indicado a receber o título após pesquisa realizada pela tecnóloga em Gastronomia Kateucia Silveira e pela professora doutora em Gastronomia Silvana Müller, do Grupo de Pesquisa de Patrimônio, Gastronomia e Cultura do Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina). “O gemüse é um preparo tradicional de Santa Rosa de Lima que tem forte relação identitária com a população da cidade. Sua origem é associada à culinária alemã, presente em Santa Catarina desde a chegada dos primeiros imigrantes, nos séculos 19 e 20. O prato manteve seu espaço na mesa ao longo dos anos, refletindo sua importância associada a almoços de domingo, à família, aos pais e avós”, destacam as pesquisadoras em seus estudos.

Após abertura oficial e sangria do primeiro barril de chope, a noite segue com baile com Roberto e Murilo, apresentando as tradicionais músicas alemãs. Na noite de sábado, dia 14, acontece o Baile do Chope, que terá a banda Madame Frau, de Blumenau, como uma das atrações. Outro ponto alto dos dias de festa será o Desfile Cultural, na manhã de domingo, seguido de almoço típico, com a presença do tradicional gemüse.

A Gemüse Fest

O objetivo da Gemüse Fest é promover o resgate histórico e cultural da imigração germânica das Encostas da Serra Geral, com ênfase na agricultura familiar e no agroturismo. Também de reunir os descendentes dos primeiros moradores que hoje vivem em outras cidades e os que permaneceram na região. Neste ano, o evento terá ainda uma outra razão especial de acontecer, pois em 10 de maio Santa Rosa de Lima comemorou seus 60 anos de emancipação.

A primeira edição da Gemüse Fest ocorreu em 1991 e, desde então, tem sido realizada periodicamente, normalmente a cada dois anos. Nos últimos anos, porém, sua realização não foi possível devido a uma série de fatores, entre eles as restrições causadas pela pandemia de covid-19.

O gemüse (lê-se guimis) é o prato típico das Encostas da Serra Geral escolhido como símbolo da festa e da tradição gastronômica local. Feito à base de batatas, couve e, eventualmente, defumados de suíno, possui grande valor cultural para a população de Santa Rosa de Lima.

Programação da 16ª Gemüse Fest

13 de maio - Sexta-feira

- 18 horas - Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.

- 19 horas - Abertura Oficial da Gemüse Fest, com sangria do primeiro barril de chope.

- 20 horas - Apresentação Cultural - Grupo de Dança Gemüse Fest Volkstanzgruppe.

- 21 horas - Baile com Roberto e Murilo.

14 de maio - Sábado

- 9h30min – Santa Missa.

- 10h30min - Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.

- 12 horas - Almoço típico colonial com o tradicional gemüse.

- 13 horas - Baile com Adir Gaiteiro.

- 15 horas - Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.

- 15h30min - Musical com Guilherme Botelho e Banda.

- 21h30min - Baile do Chope com:
- Thiago Farias e Banda.
- Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.
- Show com Madame Frau.

*Durante o dia, atrações culturais diversas

15 de maio - Domingo

- 8h30min – Santa Missa.

- 9 horas - Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.

- 9h30min - Desfile de resgate cultural da colonização alemã.

- 11h30min - Almoço típico colonial com o tradicional gemüse e homenagem às mães.

- 14 horas - Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.

- 15 horas - Banda Humanação.

- 17h30min - Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.

- 18 horas - Baile de encerramento com Nicolas e Victor.

*Durante o dia, atrações culturais diversas.