CMDCA promove 12ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

assistência social Publicado em 11/11/2022 às 12:34 - Atualizado em 11/11/2022 às 12:47

Créditos: André Bianchini/PMSRL Baixar Imagem

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA) de Santa Rosa de Lima promoveu, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nesta edição o tema abordado foi: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Os conferencistas buscaram refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra da assistente social Patrícia Maia, de Criciúma, que explanou sobre o tema da conferência. Na sequência, os conferencistas foram divididos em grupo para a discussão dos eixos temáticos, que foram:

1 - Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
2 - Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19;
3 - Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;
4 - Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
5 - Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -9.

Por fim, foram escolhidos os delegados que representarão Santa Rosa de Lima e levarão as propostas elaboradas no município na Conferência Estadual, a ser realizado futuramente em Florianópolis.