Santa Rosa de Lima comemora 61 anos com homenagens e diversas atrações

emancipação Publicado em 11/05/2023 às 17:49 - Atualizado em 11/05/2023 às 18:17

Passeio ciclístico, homenagens, apresentações culturais, resgate histórico, entre outras atrações, fizeram parte das comemorações pelos 61 anos de emancipação de Santa Rosa de Lima, nesta quarta-feira, 10 de maio, feriado municipal. As festividades ocorreram no Salão Comunitário, durante todo o dia.

A programação começou logo no início da manhã, com um passeio ciclístico em meio às paisagens rurais do município. Os participantes partiram da Praça José Fernando Hermesmeyer e percorreram as comunidades de Rio do Meio e Quedas D’Água, retornando ao Centro. Na sequência, os moradores puderam acompanhar uma Missa de Ação de Graças em homenagem ao município, rezada pelo padre Marcelo Buss.

Após a missa, o prefeito Salésio Wiemes e o vice e o vice-prefeito Alfonso Kulkamp, apresentaram obras e ações realizadas pela Administração Municipal nos últimos 12 meses. Na oportunidade, também foi promovida a entrega oficial da reforma e ampliação do Centro Educacional Santa Rosa de Lima e a instalação do novo piso e da cobertura da quadra esportiva da escola.

Ainda durante o ato de abertura das festividades, as secretárias municipais Siuzete Vandresen (Saúde e Assistência Social) e Lucilena Assing (Juventude, Turismo e Cultura) promoveram um resgate da história de Santa Rosa e Lima, desde a sua fundação, em 10 de maio de 1962, até os dias atuais. A cerimônia contou com presença na mesa de honra do presidente da Câmara de Vereadores, Joelso Heidemann; do deputado estadual Pedro Baldissera (PT), e de representantes dos deputados estaduais José Milton Scheffer (PP) e Fabiano da Luz (PT).

Homenagens a servidores aposentados

Logo após a cerimônia de abertura da festa, a Administração Municipal prestou homenagens a servidores municipais que se aposentaram no último ano, em reconhecimento aos serviços prestados em prol da população de Santa Rosa de Lima. Os homenageados foram chamados à frente do palco. Cada um recebeu do prefeito Salésio e do vice-prefeito Alfonso um presente contendo uma mensagem especial de agradecimento. Na sequência, foi servido almoço típico, com a presença do tradicional prato gemüse.

A tarde seguiu com apresentações especiais das alunas de balé do Cras de Santa Rosa de Lima e do grupo de dança alemã Gemüse Fest Volkstanzgruppe, com a estreia da categoria infantil, apresentando pela primeira vez três números ao público presente. Teve também execução de músicas tradicionais alemãs com o Coral Vozes da Serra.

Na sequência foi dado início ao baile, com Adir Gaiteiro e Serrano Véio e Banda. Em meio ao baile, foi realizado a tradicional cerimônia de corte de bolo, com o ‘Parabéns a você’ cantado em alemão pelo Coral Vozes da Serra. O bolo foi distribuído a todos os presentes.